É sabido que o transporte rodoviário é o modal mais utilizado no Brasil, de acordo com a pesquisa da CNT sobre o perfil dos caminhoneiros, constatou-se que os motoristas rodam cerca de 10 mil km por mês e trabalham aproximadamente 11,3 horas por dia, isso significa que os caminhões operam em larga escala, pois é a ferramenta de trabalho deles, a qual necessita de cuidados para evitar problemas mecânicos e consequentemente acidentes de trânsito.
Indiscutivelmente, o transporte rodoviário é o modal mais utilizado para o manejo de cargas no país, em recente pesquisa realizada pela CNT foi constatado que os motoristas profissionais trafegam cerca de 10 mil quilômetros durante o mês, ficando nítido a necessidade de realizar a manutenção adequada na principal ferramenta de trabalho: o caminhão.
É sabido que a rotina de uma frota pode ser desgastante para o profissional que não é munido de mecanismo para mitigação de atividades, dessa forma, elaboramos um check-list operacional básico para o setor de MANUTENÇÃO. Confira abaixo alguns pontos essenciais de controle e verificação:
Sistema de Sinalização.: além de fundamental para a segurança do motorista, um sistema de sinalização/ iluminação monitorado evita multas desnecessárias. A troca de lâmpadas deve ser feita sempre aos pares e seus fachos regulados constantemente;
Sistema de Frenagem.: realize a inspeção do nível de fluido nos sistemas;
Pneus e Rodagem.: verifique a pressão dos pneus conforme indicação do fabricante. Fique sempre atento à quantidade de quilos da carga transportada e a capacidade do pneus;
Baterias e cabos.: inspecionar sua limpeza, fixação e eventual corrosão. Verificar o sistema elétrico periodicamente em oficina de confiança.
Óleo do motor e filtro de óleo.: verificar o nível do óleo do motor e a quilometragem para saber se está na hora de trocar. Verificar se há vazamentos e trocar o filtro conforme manual do proprietário.
Embreagem.: verifique conforme estabelece o fabricante ou quando perceber pedal frouxo, dificuldade de engate da marcha, perda de aceleração e barulhos estranhos.
Cintos de segurança.: verifique os mecanismos de encaixe e sua eficiência, se apresentarem desgaste substitua rapidamente.
Equipamentos obrigatórios.: verifique sempre antes de viajar, a existência do triângulo de segurança, estepes em bom estado e calibrados, buzina e extintor dentro do prazo de validade.
Aproveite essas informações e implante estratégias padronizadas em sua empresa. Você e ela merecem ir mais longe!
[...] em recente pesquisa realizada pela CNT foi constatado que os motoristas profissionais trafegam cerca de 10 mil quilômetros durante o mês, ficando nítido a necessidade de realizar a manutenção adequada na principal ferramenta de trabalho: o caminhão.
Autor(a): Equipe CIT