Notícias

GOVERNO FEDERAL SUSPENDE USO DE RADARES MÓVEIS

GOVERNO FEDERAL SUSPENDE USO DE RADARES MÓVEIS

 

 

O Governo Federal determinou a suspensão da fiscalização através de radares móveis em vias federais. A medida foi publicada nesta quinta-feira (15/08) no DOU – Diário Oficial da União, e foi contemplada pelo Ministério da Justiça, responsável pela PRF. 

A ordem não determina quando a medida entra em vigor, porém, o Presidente Jair Bolsonaro comenta que a partir de segunda-feira (19/08) a ordem já começa a ter validade. 

"A partir de segunda-feira não tem radar até que o Contran [Conselho Nacional de Trânsito, órgão do Ministério da Infraestrutura] decida", disse o presidente.

O texto da medida tem como foco evitar que o caráter pedagógico das infrações se confundam com o uso arrecadatório que algumas instituições agregam. A suspensão se aplica aos radares móveis, portáteis e estáticos, ficando de fora os radares fixos, que aguardam regulamentação. 

 

 

Marcelo Raulino, Agente de Trânsito da SEMOB – Secretária de Mobilidade Urbana de Maringá, pondera “A minha posição como a de outros colegas, é contraria a nova medida [...] Havíamos uma crescente em vítimas fatais, mês a mês, frutos de acidentes de trânsito, que após a fiscalização com radares portáteis se viu reduzida consideravelmente, mostrando a importância deste tipo de fiscalização. ” 

 

Autor(a): Equipe CIT